Percepção dos Alunos da Universidade do Rio de Janeiro sobre a Produção e o Consumo de Transgênicos no Brasil

Autores

  • Saulo Cezar Guimarães de Farias UERJ
  • Sérgio Thode Filho UERJ
  • Cláudia Ramos de Rainho Ribeiro UERJ
  • Michelle Passos Araújo UERJ
  • Viviane Japiassú Viana UERJ
  • Oscar Luiz Monteiro Farias UERJ

Palavras-chave:

OGM. Riscos ambientais. Percepção. Política ambiental.

Resumo

A produção e o consumo dos alimentos transgênicos tem gerado polêmica nos ambientes político e acadêmico e uma extensa discussão de seus possíveis impactos na saúde, no meio ambiente e na economia deveria ser realizada, envolvendo a sociedade, a comunidade acadêmica e as diversas instâncias de governo. Entretanto, a divulgação de dados e informações a respeito desta temática não tem se verificado no Brasil com a amplitude desejável e importantes decisões têm sido tomadas, na prática, à revelia ou com o total desconhecimento da maior parte da população brasileira. Neste contexto, o objetivo desse trabalho é investigar a percepção dos alunos de graduação da UERJ a respeito da produção e do consumo de transgênicos no Brasil. Os resultados revelam que a percepção dos alunos entrevistados, em relação à temática dos transgênicos, é muito incipiente, sendo necessária maior divulgação das informações referentes ao tema para toda a sociedade brasileira.

Biografia do Autor

  • Saulo Cezar Guimarães de Farias, UERJ

    Doutorando em Meio Ambiente (UERJ), mestre em Educação e Cultura Contemporânea (UNESA), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF), graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Atualmente é professor-tutor do curso de especialização em Gestão Pública Municipal (PNAP-Unirio) nas disciplinas Políticas Públicas, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Redes Públicas e Orientação de TCC, também professor de Geografia do Colégio Estadual Aurelino Leal em Niterói - RJ, do Centro Educacional Adventista do Rio de Janeiro, atuando principalmente nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Meio Ambiente, Geografia, Novas Tecnologias de Ensino e Educação.

  • Sérgio Thode Filho, UERJ
    Doutorando em Meio Ambiente no PPGMA-UERJ. Professor DE no IFRJ
  • Cláudia Ramos de Rainho Ribeiro, UERJ
    Doutoranda em Biociências Nucleares na UERJ
  • Michelle Passos Araújo, UERJ
    Doutoranda em Meio Ambiente no PPGMA-UERJ. Professora substituta na UERJ
  • Viviane Japiassú Viana, UERJ
    Doutoranda em Meio Ambiente no PPGMA-UERJ
  • Oscar Luiz Monteiro Farias, UERJ
    Doutor em Informática pela PUC-Rio. Professor Adjunto da UERJ

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Farias, S. C. G. de, Thode Filho, S., Ribeiro, C. R. de R., Araújo, M. P., Viana, V. J., & Farias, O. L. M. (2014). Percepção dos Alunos da Universidade do Rio de Janeiro sobre a Produção e o Consumo de Transgênicos no Brasil. REDE - Revista Eletrônica Do PRODEMA, 8(1). https://revistarede.ufc.br/rede/article/view/228